Lei Maria da Penha completa 12 anos de existência nesta terça-feira
Sancionada em agosto de 2016, a Lei nº 11.340, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, pune quem comete violência no ambiente família e foi um importante avanço na defesa do direito das mulheres no país.
Nesta terça-feira (07), a lei completa 12 anos. Maria da Penha Fernandes, que foi homenageada com o nome na lei, sofreu duas tentativas de assassinato cometidas pelo seu marido. Na primeira, ficou paralítica após levar um tiro nas costas. Com o julgamento do marido demorando mais de cinco anos, ela decidiu denunciar o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, que condenou o país a criar uma legislação mais eficaz contra a violência doméstica.
“A violência contra a mulher é uma infeliz realidade, e o que vivemos hoje, infelizmente são as consequências de um caráter cultural ultrapassado onde tínhamos raízes que reforçavam a violência de gênero, a força masculina, e a hierarquia patriarcal conservadora”, afirmou o professor do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), Rogério Cury.
“Para que haja de fato uma diminuição do número de vítimas, é necessário um efetivo trabalho de conscientização da sociedade, com sensibilização no sentido de prevenção desse tipo de delito. É essencial acabar com os ideais que motivam o crime, e por isso é fundamental promover em definitivo, mudanças complexas na educação das pessoas, pois só a ação do Direito Penal não reduzirá a delinquência dos agressores”, finalizou.
INSCRIÇÕES BBB 22: VEJA COMO SE INSCREVER NO BBB 2022
As inscrições BBB 22 estão abertas e você pode enviar a sua inscrição para a produção do programa.
Fique atento a todas as informações no site aovivobbb.com, que está fazendo a cobertura completa do Big Brother Brasil.
O aovivobbb.com está fazendo a cobertura completa do BBB 21 AO VIVO. Por lá, você sabe tudo o que os participantes do BBB 21 estão fazendo e também Quem saiu do BBB 21. Além disso, é possível votar no BBB 21 e nas enquetes para saber o resultado parcial da votação BBB 21.