Agora no Mundo

Política, Famosos, BBB 19 ao vivo e The Voice Kids ao vivo

Meteorito de Bendegó resiste ao incêndio do Museu Nacional

Um dos museus mais importantes do país, o Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, ganhou destaque internacional após ser atingido por um incêndio na noite do último domingo (2). As causas do acidente ainda serão investigadas mas é certo afirmar que a maior parte do acervo histórico do museu foi consumido pelas chamas.

Apesar das perdas inreparáveis, alguns objetos resistiram ao incêndio. Alguns meteoritos, por exemplo, conseguiram resistir ao fogo. A instituição possuia a maior coleção de meteoritos do país, com 62 peças. A mais conhecida é o Bedengó, encontrado no Sertão da Bahia durante o século XVIII.

Meteoritos são fragmentos de corpos extraterrestres, como asteroides ou cometas, que sobrevivem a entrada da atmosfera terrestre e às altas temperaturas.

O Museu Nacional foi fundado em 1818 por D. João VI e desde 1946 era vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O prédio abrigava um acervo de 20 milhões de itens, incluindo documentos do Império, artefatos greco-romanos, fósseis e a maior coleção egípcia da América Latina. 

Deixe uma resposta