Ministro da saúde diz que situação do Brasil deve piorar nos próximos meses
A atualização do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus apontou que a situação deve piorar nos próximos meses, com aumento dos casos.
A situação, se adotadas as medidas e recomendações, só deve resultar em um alívio do quadro no segundo semestre.
“Vamos passar 60 a 90 dias de muito estresse. Para que quando chegar no fim de julho entra no plateau [estabilidade]. Em agosto e setembro podemos estar voltando [a normalidade] desde que construamos a imunidade de mais de 50% das pessoas”, projetou Mandetta.
O ministro ponderou que com o aumento das iniciativas de distanciamento social é preciso ter atenção para não gerar impactos prejudiciais.
“Temos que ter cuidado com medidas restritivas que impeçam abastecimento de grandes eixos. Temos que tomar medidas mas sem causar mais problemas”, ponderou.
Coronavírus no Brasil
Os representantes do ministério afirmaram que estão dialogando com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com laboratórios privados para ampliar a oferta de testes.
Os exames foram apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medida fundamental para evitar a disseminação do vírus nos países.
A Fiocruz teria se comprometido a entregar mais 45 mil testes entre março e abril, e até 1 milhão de exames até os próximos quatro meses.
Nos locais com transmissão comunitária, passarão a ser testados apenas pacientes internados.
A justificativa apresentada pelos integrantes do ministério foi que nessas situações (quando o vírus está mais disseminado e não há mais conhecimento sobre a cadeia de infecção) não há insumos para testar todas as pessoas, devendo privilegiar o foco nos casos mais graves.
“Quando temos transmissão comunitária, temos que testar pessoas com síndrome respiratória aguda grave, quem vai ao hospital e população mais vulnerável, especialmente os idosos”, comentou a representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross.
Informações da Agência Brasil.
INSCRIÇÕES BBB 22: VEJA COMO SE INSCREVER NO BBB 2022
As inscrições BBB 22 estão abertas e você pode enviar a sua inscrição para a produção do programa.
Fique atento a todas as informações no site aovivobbb.com, que está fazendo a cobertura completa do Big Brother Brasil.
O aovivobbb.com está fazendo a cobertura completa do BBB 21 AO VIVO. Por lá, você sabe tudo o que os participantes do BBB 21 estão fazendo e também Quem saiu do BBB 21. Além disso, é possível votar no BBB 21 e nas enquetes para saber o resultado parcial da votação BBB 21.